About

Fotografar é congelar o passado sob o enfoque de nossa percepção de um momento que jamais se repetirá. Embora cada lugar neste nosso planeta seja único, seu entendimento através das lentes de um fotógrafo torna esse lugar diferente a cada leitura dos espaços, da luz e do olhar desse intérprete do mundo. Eu, particularmente, me encanto com a Natureza e com os seres humanos que compartilham de sua beleza. No entanto, existe uma certa nostalgia ao fotografar, e por isso a fotografia também reflete a alma do artista, seja pelo ângulo de visão, a hora do dia, o ponto de visada da foto, ou mesmo detalhes coletados apenas pelo instante efêmero em que a objetiva se abre para captar a luz e transcrever aquela imagem. Esse é o “milagre” da fotografia: tornar uma simples imagem uma obra de arte! E, assim como um quadro, a visão do expectador transformará o objeto através de sua própria interpretação desse momento refletido no cenário. E o mais belo é constatar que mesmo o próprio fotógrafo jamais conseguirá reproduzir aquela mesma cena!

Anúncios

7 comentários sobre “About

  1. FORMAÇÃO ACADÊMICA

    Letras – Estudos Orientais, USP – São Paulo (1970-1975)
    Administração – Ibero-Americana – São Paulo (1983-1985)
    História – Barão de Mauá – Ribeirão Preto (1995-1997)
    Logística – Faculdades Radial – São Paulo (2001-2002)

    LÍNGUAS

    Inglês (avançado: leitura fluente)
    Japonês (básico: bons conhecimentos da estrutura da língua)
    Espanhol (leitura fluente)

    PUBLICAÇÕES

    Anhumas… meu lugar além… (livro de poemas e contos) – 2001
    O Ciclo do Café (livro multimídia de História do Brasil) – 1996
    Meu Velho Chico – Uma Expedição Solitária – 2010

    OUTRAS ATIVIDADES

    Cursos de Brigada de Incêndio
    CIPA (Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros)
    Curso Básico de Montanhismo – CAP – Clube Alpino Paulista (1º. Semestre de 2005)
    Treinamento de Escalada em Rocha e Auto-Resgate – Eliseu Frechou – maio de 2008

    CURSOS DE MERGULHO

    Open Water Diver OWD 001000407 PADI – 17 de setembro de 2000
    Advanced Open Water Diver AOWD 0103143892 PADI – 26 de fevereiro de 2001
    First AID & CPR PDIC – 07 de julho de 2004
    Emergency First Response EFR 0603017861 PADI – 28 de janeiro de 2006
    Navigation Specialist PADI – 09 de dezembro de 2001
    Equipment Specialist 0603017948 PADI – 05 de fevereiro de 2006
    Nitrox Specialist 0607062741 PADI – 16 de junho de 2006
    Wreck Diver Specialist 0607062742 PADI – 17 de junho de 2006
    Rescue Diver 0603017930 PADI – 19 de fevereiro de 2006
    Dive Master DM 232354 PADI – 25 de novembro de 2006
    Assistant Instructor AI 232354 PADI – 01 de novembro de 2007

    ATIVIDADES DE MERGULHO

    Angra dos Reis, Ilha Grande, Abrolhos, Ubatuba, Laje de Santos, Queimada Grande, Florianópolis (mais de 100 mergulhos logados, realizados nesses locais, incluindo os naufrágios de Rosalinda, Pingüino, Tocantins, Califórnia e Bezerra de Menezes)

    TRILHAS, CAMINHADAS, ESCALADAS e ESPELEOLOGIA

    PETAR – travessias, cachoeiras e exploração de cavernas – Núcleos Santana, Ouro Grosso e Casa de Pedra – penetração nas cavernas do Couto, Morro Preto, Santana, Alambari de Baixo, Ouro Grosso, Água Suja, Laje Branca, Laboratório, Aranhas, Chapéu e Temiminas. (de 2003 a 2008, todos os anos)

    Amazônia (região dos rios Negro, Amazonas e Solimões) – expedição com atividades de caminhadas em trilhas e navegação fluvial (1988 – 3 dias) Morei na Amazônia Ocidental, em São Gabriel da Cachoeira, de setembro de 2010 a setembro de 2011

    CAP CBM (2005): PETAR (Núcleo Caboclos: Caverna de Temiminas); Andradas, Pico de Itaguaré, Itatiaia (Couto, Prateleiras e Agulhas Negras), Pedras do Baú e Bauzinho

    MONTANHISMO E ESPORTES DA NATUREZA

    Bonito / MS (1999) – excursionismo – diversas atividades compreendendo trilhas, rafting, mergulho livre em caverna (Mimoso) e exploração de grutas (Lago Azul e São Miguel), mergulho livre nos rios do Peixe e da Prata, fotografia da Natureza (11 dias)

    Parques Estaduais de Vassununga, Caraguatatuba e Serra do Mar

    Serra da Canastra (2001 / 2002 / 2003 / 2004) – diversas trilhas às cachoeiras e morros da região: Poço das Orquídeas, Cachoeiras do Fundão, Antônio Ricardo, Casca D’Anta, Rolinhos, Garagem de Pedra, nascente do Rio São Francisco

    Escalada da Pedra da Mina (Serra Fina) (2 dias) e Serra do Lopo (julho e agosto de 2005)

    Chapada Diamantina (2006) (11 dias) – trilhas das Cachoeiras da Fumaça, Buracão, Mosquito (rapel), Poço do Diabo, Poço Encantado e Poço Azul, atividades de remo em Marimbus, caminhadas no Morro do Pai Inácio e Morro do Camelo, exploração das grutas do Lapão, da Lapa Doce e da caverna de Torrinhas (todos os salões)

    Escalada em Rocha Visual das Águas, pedreira DIB, indoor na “90 Graus” e “Casa de Pedra”, São Bento do Sapucaí

    Escalada em Rocha de 4º, 5º e 6º graus na Ana Chata, Baú, Bauzinho, Vista Aérea e Pedra da Divisa, com Eliseu Frechou (treinamento intensivo de 10 dias)

    Chapada dos Veadeiros (2007 e 2008): trilhas por toda a região do Parque Nacional

    Aparados da Serra (2007): trilhas pelos canyons Fortaleza (Cambará do Sul/RS), Itaimbezinho (Praia Grande/SC) e Montenegro (São José dos Ausentes/RS)

    PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

    Congressos, Simpósios e Encontros de Espeleologia promovidos pela SBE – Sociedade Brasileira de Espeleologia, e pela REDESPELEO

    Paticipação na Adventure Sports Fair desde 2003

    Curso de Treinamento Experencial ao Ar Livre, expedição realizada pela Outward Bound Brazil no período de 10 a 23 de novembro de 2008 na Chapada Diamantina.

    Caminhadas pelo Vale do Pati durante 12 dias, totalizando cerce de 120 km, e navegação nos rios Preto e Paraguaçu, utilizando canoa canadense, percurso de cerca de 40 km.

    Expedição de canoagem pelo rio São Francisco, (“Meu Velho Chico”) em solitário e a remo, desde a nascente, na Serra da Canastra, até a foz, em Piaçabuçu, Alagoas, totalizando cerca de 2.800 km, com duração de 100 dias, com visitas a 25 cidades e 15 comunidades indígenas e quilombolas.

    Cursos de Ensino à Distância (EAD) promovidos pela ABETA – Associação Brasileira de Empresas de Turismo de Aventura, Programa Aventura Segura (1º. Semestre de 2008)


    1. Competências Mínimas do Condutor
    2. Gestão Empresarial para Turismo de Aventura
    3. Gestão de Segurança em Atividades de Turismo de Aventura

    SITES PESSOAIS

    http://anhumas.com/ Na Imensidão Azul…
    http://meuvelhochico.com/ Meu Velho Chico: Diário de Bordo
    http://bocaferina.com/ Boca Ferina – meu site político
    http://expedicaovelhochico.com/ Meu Velho Chico: uma expedição solitária
    http://nossospais.wordpress.com/ Nossos Pais: homenagem a Ulysses e Dinah
    http://lounge.obviousmag.org/artefacto_artefoto/ oʇɔɐɟǝʇɹɐ / Artefoto
    http://facebook.com/jotadiver/ Facebook
    http://br.linkedin.com/in/jotadiver LinkedIn
    http://www.ipetitions.com/petition/velhochico/ Abaixo-Assinado pelo Rio São Francisco

  2. Ambientalista, poeta, pensador, indigenista, espeleólogo, montanhista, mergulhador, fotógrafo amador, canoista e amante da Natureza, gosto da vida como ela é, repleta de surpresas e relacionamentos, às vezes complexos, outras, deliciosamente simples e diretos, como devem ser o amor e a amizade.

  3. Gosto muito dos seus blogs, principalmente, o político. Quero aproveitatar este espaço para dizer que o único blog seu que recebi foi de primeiro de setembro de 2012, dizendo que não estou acompando seus blogs. Sinceramente, não entendi. Se for possível, que me enviasse uma resposta detalhada. O meu e-mail ainda é o mesmo e está em pleno funcionamento. É provável que, se erro houver, seja da minha parte porque sou novo nisto. Desculpe por qualquer coisa e muito obrigado pelos seus excelentes blogs. Espero que consigamos consertar o que estiver errado. Um abraço de Lourival. lourivalrjf@yahoo.com.br. 08-09-2012., 10:35.

    1. Prezado Lourival,
      Espero que continue acompanhando meus blogs, e peço-lhe desculpas se houve algum problema em respostas automáticas emitidas pelo gerenciador do site, que é o WordPress. Já lhe enviei um e-mail com a resposta a esse comentário seu mas, como não tive retorno, acredito que minha resposta tenha sido satisfatória. Qualquer problema, críticas e comentários serão sempre respondidos pessoalmente, sempre que possível. Agradeço-lhe os elogios ao meu trabalho.
      Um abraço do João Carlos

    1. Olá Camila! Obrigado pelo comentário. Sim, é uma aldeia (Ilha das Flores) e fica no Alto Rio Negro, numa região conhecida como “Cabeça de Cachorro”, a cerca de 20 km de São Gabriel da Cachoeira, AM. Morei lá durante um ano, trabalhando para as comunidades indígenas do Rio Negro. Infelizmente, a política me levou a voltar para Brasília, embora meu coração tenha ficado por lá…

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s